Prefeito Lucas Foroni deixa o MDB e se filia ao PP, de Tereza Cristina

O prefeito de Rio Brilhante, Lucas Foroni, será o primeiro prefeito eleito (no caso dele, reeleito) a trocar de partido após a eleição. Foroni anunciou ao MDB, que se filiará ao Partido Progressista (PP).

“Um dos maiores motivos é a admiração pelos posicionamentos do partido e da nossa líder, senadora Tereza Cristina. A meta é fazer um planejamento para termos chapa forte para a próxima eleição. Temos a missão de planejar o PP estadual para os próximos dez anos”, declarou.

Foroni foi reeleito com 83,66% dos votos em Rio Brilhante. Ele se filiou ao MDB, anteriormente , para seguir os passos do pai, Sidney Foroni, ex-vereador e ex-prefeito de Rio Brilhante.

A cerimônia de filiação acontecerá no dia 8 de março, com a participação da cúpula do Partido Progressista.

Crescimento do PP

O Partido Progressista se consolidou como o segundo maior partido de Mato Grosso do Sul na eleição passada, quando conquistou 16 prefeituras, perdendo apenas para o PSDB, que elegeu 44.

Considerando o número de habitantes de cada município, o PP ultrapassou o PSDB, comandando 43,23% da população, após a conquista da Prefeitura de Campo Grande.

Com a chegada de Foroni, o PP passa a ter 17 prefeituras, mas com possibilidade de conquistar pelo menos mais três, que já anunciaram interesse de ingressar no partido de Tereza. Já o MDB ainda continua em terceiro, mas com oito. O partido elegeu dez, mas perdeu um, com a eleição suplementar em Paranhos, e agora Foroni.

O PP deve ser beneficiado com a divisão que ocorrerá no PSDB, que precisará fazer uma fusão para sobreviver a cláusula de barreira, que exige um número mínimo de votos e eleitos para sobrevivência de um partido político.

Tereza Cristina, que já havia se destacado com a votação expressiva para o Senado, ganhou força ao ajudar a eleger Eduardo Riedel (PSDB) no segundo turno. Na eleição do ano passado, se consolidou de vez ao surpreender favoritos e reeleger Adriane Lopes (PP), enfrentando inclusive uma traição de Jair Bolsonaro (PL), que preferiu fazer dobradinha com o PSDB, após prometer que estaria com ela.

 

 

 

ass.com/PP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *